Ilha Grande: 7 atividades gratuitas para você curtir na Vila do Abraão

RSS
Ilha Grande: 7 atividades gratuitas para você curtir na Vila do Abraão

Você quer conhecer a Ilha Grande, um dos destinos mais incríveis do Rio de Janeiro, sem gastar muito? Então este post é para você! Aqui nós vamos te mostrar 7 atividades turísticas gratuitas que você pode fazer na Vila do Abraão, a principal vila da ilha. São passeios que vão te encantar com as belezas naturais e históricas da ilha. Ficou curioso? Então continue lendo e confira!

Passeio pela Vila do Abraão

A Vila do Abraão é onde fica a maior parte da infraestrutura turística da ilha. Você pode caminhar pelas ruas de areia, admirar as casas coloridas, visitar a Igreja de São Sebastião, que é um dos principais pontos turísticos da ilha, e curtir o movimento do cais e da praia. A vila tem um charme especial e uma história rica, que vale a pena conhecer.

Vila do Abraão - Praia do Canto
Vila do Abraão

Praia Preta

A Praia Preta fica a poucos metros do centro da Vila do Abraão e é uma praia tranquila e histórica. Ela tem areia escura, formada por rochas vulcânicas, e ruínas de um antigo hospital de quarentena e de um presídio que funcionaram na época do Império. O hospital, chamado de Lazareto, foi construído em 1871 para receber os passageiros que chegavam ao Brasil contaminados por doenças como a cólera. O Lazareto foi desativado em 1913 e depois usado como presídio durante o Estado Novo. Em 1954, o prédio foi demolido por ordem do governador Carlos Lacerda. Hoje, restam apenas as ruínas da parte subterrânea, algumas colunas, um muro de pedras e as celas que foram feitas na antiga ponte. O local pode ser visitado gratuitamente na parte externa e é um testemunho da história da ilha.

Poção

O Poção é uma pequena cachoeira que fica a cerca de 20 minutos de caminhada da Vila do Abraão, seguindo pela trilha que leva à Praia Preta. O Poção era um local usado pelos escravos para se banhar na época de D. Pedro II, quando a ilha era uma fazenda real. Hoje, o Poção é um lugar muito bonito e refrescante, onde você pode se deliciar com a água gelada que cai de uma altura de cerca de 3 metros. O Poção também é um bom lugar para observar a fauna e a flora da Mata Atlântica que cobre a ilha.

Poção

Trilha para a Praia de Palmas

A trilha para a Praia de Palmas é uma das trilhas mais fáceis e bonitas da ilha. Ela começa na Vila do Abraão e leva cerca de 1 hora para ser percorrida. A trilha passa por dentro da mata, onde você pode ver diversas espécies de plantas e animais, e também por algumas praias menores, como a Praia da Julia e a Praia Brava. A Praia de Palmas é linda, com águas cristalinas e calmas. É uma praia perfeita para nadar, mergulhar e relaxar.

Trilha para a Praia do Abraãozinho

A trilha para a Praia do Abraãozinho é outra trilha fácil e rápida que você pode fazer saindo da Vila do Abraão. Ela leva cerca de 20 minutos para ser percorrida e segue pela orla da praia principal da vila até chegar à Praia do Abraãozinho. Essa é uma praia pequena, mas muito charmosa e tranquila. Ela tem águas claras e mornas, areia fofa e sombra de amendoeiras. É ótima para descansar e apreciar a paisagem.

Praia do Abraãozinho

Trilha para a Cachoeira da Feiticeira

A trilha para a Cachoeira da Feiticeira é uma das mais famosas e procuradas da ilha. Ela começa na Vila do Abraão e leva cerca de 1 hora e meia para ser percorrida. A trilha é um pouco mais longa e íngreme, mas vale a pena o esforço, pois a Cachoeira da Feiticeira é uma das mais belas e refrescantes da ilha. Ela tem cerca de 15 metros de altura e forma uma piscina natural de água cristalina. A Cachoeira da Feiticeira também tem uma lenda que diz que uma feiticeira morava ali e seduzia os homens que passavam pela trilha.

Cachoeira da Feiticeira

Caminhada para Dois Rios

A caminhada para Dois Rios é uma aventura muito legal de se fazer na ilha. Ela leva cerca de 2 horas e meia para ser percorrida e é longa e cansativa. Mas recompensa com paisagens incríveis e muita história. A caminhada passa por ruínas de um aqueduto e de um antigo presídio, onde ficaram confinados alguns dos mais famosos criminosos do Brasil, como o Escadinha e o Fernandinho Beira-Mar. O presídio, chamado de Instituto Penal Cândido Mendes, funcionou de 1903 a 1994 e foi palco da criação da facção criminosa Comando Vermelho. Em 1994, o presídio foi desativado pelo governador Leonel Brizola e implodido. A caminhada termina na Praia de Dois Rios, que é deserta, extensa e selvagem, com águas azuis e ondas fortes, ideal para surfar e contemplar a natureza.

Praia de Dois Rios

Dica bônus: Café da manhã como piquenique na praia com o nascer do sol

Uma experiência única que você pode ter na Ilha Grande é um café da manhã como piquenique na praia com o nascer do sol. Escolha um local estratégico para apreciar a vista, leve uma canga ou toalha para sentar na areia, use roupas confortáveis e leves e leve um café ou chá quente para acompanhar o momento. Você vai se surpreender com as cores do céu e do mar, que mudam a cada instante, criando um espetáculo de luzes e sombras. Você vai se sentir renovado e energizado para aproveitar o dia na ilha.

Café da Manhã no Abraão

A Ilha Grande é um destino incrível para quem busca contato com a natureza, praias paradisíacas e muita aventura. E o melhor: você não precisa gastar muito para curtir tudo isso! Neste post, nós te mostramos 7 atividades turísticas gratuitas que você pode fazer na Vila do Abraão, a principal vila da ilha. São passeios que vão te encantar com as belezas naturais e históricas da ilha, além de te proporcionar momentos inesquecíveis.

E se você quer ter ainda mais conforto e praticidade na sua viagem, conte com a ILHA TOUR! Nós oferecemos as melhores opções de hospedagem na Vila do Abraão, próximas à praia e ao comércio, com fácil acesso a todas essas atividades. As opções incluem camping, suítes padrão, apartamentos com cozinha e pousadas com café da manhã. Não perca tempo e faça já a sua reserva conosco! Garantimos que você vai se encantar com a Ilha Grande e querer voltar sempre!

Gostou deste post? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem esse destino maravilhoso!

Previous Post Next Post

  • Carol Lisboa
Comments 2
  • Junior
    Junior

    Caramba, quanta dica boa!!! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • Lais
    Lais

    Eu amooo o poçao! Da pra se divertir muito, e da proximo vez que eu for quero conhecer a praia de dois rios!

Leave a comment
Your Name:*
Email Address:*
Message: *

Please note: comments must be approved before they are published.

* Required Fields

✔️ Produto adicionado com sucesso.